Como ativar WebGL no Google Chrome no Linux

O WebGL é uma API em Javascript que permite a renderização de gráficos 2D e 3D direto no Browser. Ele pode ser implementado em aplicações sem a necessidade de instalar um plugin no navegador.



Está sendo utilizado em diversas aplicações através do navegador como por exemplo Design 3D, vídeo, música, reconhecimento de voz, jogos, etc.Um exemplo de jogo é o SpaceRun além de outros exemplos da aplicação do WebGL que podem ser encontrados aqui.


  • Ativando WebGL no Google Chrome no Linux


Logado como usuário root no terminal, acesse o diretório /usr/share/applications :

cd /usr/share/applications

Com o editor de textos de sua preferência (vi, vim, gedit, nano, etc), abra o arquivo google-chrome.desktop:

vi google-chrome.desktop

O conteúdo desse arquivo pode ser diferente em cada distribuição.
Dentro desse arquivo, encontre a seguinte linha:

Exec=/opt/google/chrome/google-chrome %U

Modifique-a inserindo o parâmetro --ignore-gpu-blacklist, como no exemplo abaixo:

Exec=/opt/google/chrome/google-chrome --ignore-gpu-blacklist %U

Salve o arquivo e reinicie o navegador e pronto!


  • No meu computador não encontrei o arquivo google-chrome.desktop


Não tem problema! Utilize o modelo abaixo e grade no mesmo diretório com o nome google-chrome.desktop:

[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=Google Chrome
Comment=Browse the World Wide Web
Type=Application
Terminal=false
Exec=/opt/google/chrome/google-chrome --ignore-gpu-blacklist %U
Icon=/opt/google/chrome/product_logo_128.png
StartupNotify=true
Categories=Network;WebBrowser;


É isso! Agora aproveite e encontre seus jogos e aplicações que utilizem WebGL!




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